Você está aqui: Página Inicial > Trabalho prisional foi tema de Seminário on-line do Depen

Notícias

Trabalho prisional foi tema de Seminário on-line do Depen

publicado: 07/07/2020 15h03 última modificação: 08/07/2020 14h35

Brasília, 07/04/2020 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) promoveu o III Seminário sobre Gestão, Fomento e Boas Práticas para a oferta de trabalho à Pessoa Presa, nos dias 2 e 3 de julho. O evento aconteceu on-line e foi dividido em blocos. O Seminário contou com a participação do Diretor de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel, representantes do estado do Amazonas, Maranhão, Paraná e Minas Gerais e representantes de empresas privadas que falaram sobre contratação e execução dos trabalhos com a mão de obra prisional.

O evento foi mais uma ação do Depen para aprimorar a execução penal aproximando-se da sociedade. O objetivo do III Seminário foi disseminar e fomentar junto aos Estados da Federação modelos de sucesso a partir de convênios celebrados com a iniciativa privada e gestores públicos para o sistema penitenciário. O evento contou com aproximadamente 1000 inscritos, os quais receberão certificado de participação conforme presença registrada.

O Diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel, agradeceu a participação de todos os envolvidos no evento, as apresentações dos estados e das empresas convidadas. Ele também ressaltou a importância dos servidores do sistema penitenciário para a disseminação das boas práticas “O Depen incentiva o trabalho prisional, fomentando com diretrizes, apoio material e ações como o Seminário, mas precisamos manter essa integração de todos para que as políticas públicas aconteçam de forma eficiente, para juntos cumprirmos os propósitos de ressocialização, reintegração e cumprimento devido da Lei de Execução Penal”, reforça ele.

O III Seminário sobre Gestão, Fomento e Boas Práticas para a oferta de trabalho à Pessoa Presa foi gravado e pode ser assistido por meio dos links:


Dia 02/07

Bloco 1

Abertura com participação 

  • Antônio Henrique Santos Resende - Coordenador de Trabalho e Renda do DEPEN
  • Liliane Vieira Castro- Coordenadora-Geral de Cidadania e Alternativas Penais do DEPEN
  • Sandro Abel Sousa Barradas - Diretor de Políticas Penitenciárias do DEPEN AMAZONAS: Apresentação pela Secretaria

Apresentações:
Denis Caetano Gomes Cavalcante- Chefe de Departamento de Gestão de Projetos, fez o panorama do trabalho prisional no Estado do Amazonas.
Odair de Jesus Conceição- Diretor Presidente da Empresa Reviver, falou sobre a sua experiência na utilização da mão de obra prisional.

Bloco 2


Apresentações:
Boanerges Silvestre Boeno Filho- Chefe do setor de Produção e Desenvolvimento, fez o panorama do trabalho prisional no Estado do Paraná.
Luiz Carlos Leitão- Consultor Jurídico e Gestor Pessoal da Kadesh Calçados, falou sobre a sua experiência na utilização da mão de obra prisional.

03/07

Bloco 1


Murilo Andrade de Oliveira -Secretário de Estado da Administração Penitenciária, fez o panorama do trabalho prisional no Estado do Maranhão.

Jurandir Lago- Administrador da Empresa Spumaflex, falou sobre a sua experiência na utilização da mão de obra prisional.
Paulo Alexandre Duarte- Diretor de Trabalho e Produção, fez o panorama do trabalho prisional no Estado de Minas Gerais.

Bloco 2


Rosana Almeida- Gerente de recursos Humanos da da Empresa SA Gôndolas de Aço , falou sobre a sua experiência na utilização da mão de obra prisional

Encerramento do Seminário, com a participação:
Antônio Henrique Santos Resende - Coordenador de Trabalho e Renda do DEPEN
-Liliane Vieira Castro- Coordenadora-Geral de Cidadania e Alternativas Penais do DEPEN
-Sandro Abel Sousa Barradas - Diretor de Políticas Penitenciárias do DEPEN

Mais informações poderão ser obtidas com a equipe da Coordenação de Trabalho e Renda pelo e-mail coatr@mj.gov.br ou telefone: (61) 2025-9806.

Serviço de Comunicação Social do Depen