Você está aqui: Página Inicial > Revista Brasileira de Execução Penal do Depen anuncia chamada para composição de dossiê

Notícias

Revista Brasileira de Execução Penal do Depen anuncia chamada para composição de dossiê

A revista visa a produção de conhecimento com base em estudos científicos, experiências e boas práticas para a gestão penitenciária
publicado: 03/06/2019 20h15 última modificação: 04/06/2019 12h29

Brasília, 03/06/2019 - A Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP), criada pelo Departamento Penitenciário Nacional - Depen, anuncia convocação para publicação no Dossiê Temático: “Educação e Trabalho na Perspectiva da Execução Penal”.

O periódico técnico-científico receberá submissões de artigos, relatos de experiências e de boas práticas para o sistema penitenciário, no período de 01 de junho até 31 de setembro de 2019, no endereço: https://rbepdepen.mj.gov.br

A iniciativa, de acordo com Fabiano Bordignon, Diretor-Geral do Depen, “tem a finalidade de discutir a Execução Penal no Brasil e nos demais países dando voz aos servidores penitenciários e pesquisadores da área. Neste primeiro volume, o foco será nas boas práticas relacionadas ao trabalho e a educação nas prisões. “

Isso porque a Lei de Execução Penal (LEP), prevê a integração ou reintegração social dos custodiados do sistema de justiça criminal e destaca seis dispositivos assistenciais, entre eles, a assistência educacional. Apresenta, ainda, o trabalho na prisão, “como dever social e condição de dignidade” que deve pautar-se pelas finalidades educativa e produtiva da função executada.

A chamada do dossiê anuncia que esses direitos, inspirados em recomendações internacionais, a exemplo das Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos, de 1955, são compreendidos como instrumentos necessários para assegurar a dignidade da pessoa encarcerada.

Assim, a Educação e o trabalho são componentes que carregam em si a dupla função: primeiro, a de favorecer para a integração do condenado ou internado à sociedade. Ao mesmo tempo, atendem aos preceitos constitucionais e pactuações internacionais às quais o Brasil é signatário, ao considerar a universalização da educação como direito e a emergência da profissionalização do egresso do sistema penitenciário brasileiro.  

Clique aqui e conheça o Conselho Editorial.

Informações:

Eli Narciso Torres / Editora-Chefe

Contato (61) 2025-3437

e-mail: rbep@mj.gov.br

Serviço de Comunicação Social do Depen