Você está aqui: Página Inicial > Realizado o I Curso Básico de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas

Notícias

Realizado o I Curso Básico de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas

Os servidores que participaram do curso estão aptos à realização do efetivo mapeamento das unidades, coleta de dados e auxílio em tempo real nas ações do ELO (Elemento de Operações), no sentido de monitorar alvos, veículos e movimentações suspeitas.
publicado: 11/09/2019 10h30 última modificação: 11/09/2019 10h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasília, 11/09/2019 - A Espen - Escola Nacional de Serviços Penais, dando a devida publicidade e motivação de seus atos e ações, informa que realizou o I Curso Básico de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas, destinado a Agentes Federais de Execução Penal (AFEPs) do Departamento Penitenciário Nacional, com carga horária total de 16 h/a. O curso foi realizado nas dependências do Auditório Lucas Barbosa e na Penitenciária Federal em Brasília, de 22 a 23 de agosto de 2019 (Turma Alfa), de 26 a 27 de agosto de 2019 (Turma Bravo) e de 28 a 29 de agosto de 2019 (Turma Charlie).

Ao todo, 17 AFEPs, oriundos das 6 lotações originárias do DEPEN, foram capacitados nesta temática, que objetivou iniciar a implementação de protocolos voltados à detecção, identificação, exploração e neutralização de atividades adversas, com a utilização de aeronaves remotamente pilotadas. Os servidores que participaram estão aptos à realização do efetivo mapeamento das unidades, coleta de dados e auxílio em tempo real nas ações do ELO (Elemento de Operações), no sentido de monitorar alvos, veículos e movimentações suspeitas – já que o equipamento proporciona a vantagem de minimizar a exposição dos agentes que estiverem em operação.

Durante o curso, foi ressaltada a importância da criação da cultura sobre eventuais operações anti invasão do espaço aéreo das unidades, corroborando o debate sobre o uso de equipamentos e implementação de contramedidas que possam detectar aeronaves não-autorizadas. Estiveram incluídas na construção da aprendizagem disciplinas como Segurança na Operação/Componentes da Aeronave, Meteorologia, Aplicativo de Voo e Checklists, Técnicas Operacionais Aplicadas ao SPF, Operação no Simulador de Voo e Voo Real no Equipamento.

A Espen parabeniza os concluintes desta Ação Educacional.
Comunicação Social do Depen