Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Treinamento em Análise dos 6 Canais de Comunicação é oferecido pela Coordenação-geral de Inteligência

Notícias

Treinamento em Análise dos 6 Canais de Comunicação é oferecido pela Coordenação-geral de Inteligência

publicado: 13/12/2017 14h39 última modificação: 15/12/2017 13h28

Entre os dias 04 e 07 de dezembro, foi realizado o treinamento em Análise dos 6 Canais de Comunicação – Veracidade e Credibilidade da Informação, no auditório da Petrobrás. Participaram 20 instituições da área de Segurança Pública, Agências de Inteligência e servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O objetivo era capacitar os agentes quanto ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para análise comportamental da comunicação verbal e não verbal voltado para as ações de inteligência.

Este treinamento foi realizado em outros estados, tais como, Minas Gerais, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal em períodos anteriores. Há um planejamento para que tal ação se repita do ano de 2018 em diversos estados do Brasil, porém esses ainda não foram confirmados.

As aulas foram ministradas apenas por Analistas da Inteligência da Coordenação-geral de Inteligência. Vários temas foram discutidos dando ênfase em: Conceitos e definições de comunicação não verbal; Modelo S3; Emoções e Microexpressões faciais; Canal Corpo e Voz; Canal Verbal, Estilo Interacional e Psicofisiológico; e Entrevista Perfilativa. Com os quais foram explorados as descrições dos campos de estudo da Psicologia Social, compreensão da metodologia em análise comportamental, definição das emoções básicas e suas respectivas microexpressões, aspectos gestuais e estilo vocal que imprimam inconsistência com o discurso verbal, apresentação dos pontos de interesses de observação na análise de discurso e colocar em prática a técnica aprendida.

“ O treinamento teve como foco apresentar a técnica de modelo S3 em 7 segundos de observação a partir do estímulo produzido. Desta forma aborda a análise da comunicação não verbal e detecção de inconsistência do discurso com aquilo que é observado nos outros 5 canais de comunicação – corpo, face, psicofisiológico, voz e interação de estilo” declarou o professor Antônio Henrique S. Resende.

Serviço de Comunicação Social do Depen

registrado em: ,