Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Projeto Identidade Cidadã é desenvolvido em MS e atende 348 pessoas privadas de liberdade

Notícias

Projeto Identidade Cidadã é desenvolvido em MS e atende 348 pessoas privadas de liberdade

O Estado de Mato Grosso do Sul é o 24° estado comtemplado com o Projeto Identidade Cidadã. Na ocasião a o projeto piloto aconteceu no Instituto Penal de Campo Grande e no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Zorzi”.
publicado: 26/06/2018 14h30 última modificação: 26/06/2018 14h33
Atendimento da equipe de documentação

Atendimento da equipe de documentação

Brasília, 26/06/2018 - O Projeto Identidade Cidadã, executado em conjunto pelo Departamento Penitenciário Nacional - Depen e pela Associação de Notários e Registradores do Brasil - Anoreg, se destina a regularizar a documentação pessoal básica das pessoas privadas de liberdade.

Nesse sentido, entre os dias 18 e 21 de junho, o Depen, em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul (Agepen), realizou em Campo Grande mais uma ação de Promoção da Cidadania no Sistema Prisional, atendendo 348 pessoas privadas de liberdade do estado. O projeto é fruto de uma ação intersetorial, que contou com a participação do Ministérios dos Direitos Humanos e do Ministério da Saúde.

Também houve ação de saúde com realização de testes rápidos – HIV, sífilis, hepatite B e C – quando foram atendidas 1.260 pessoas, totalizando 5.040 testes realizados.

Concomitantemente, foram realizadas rodas de conversa com a população LGBT das duas unidades sobre seus direitos, com a participação da Coordenação de Promoção de Diversidades do Depen, além do Subsecretário de Direitos LGBT do Estado do Mato Grosso do Sul

No dia 21 foi assinado o Acordo de Cooperação entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul e Associação dos Notários de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de estender ao público do Sistema Prisional, documentação do Registro Civil, necessária ao exercício da cidadania, bem com facilitar o acesso a outros documentos.

Serviço de Comunicação Social do Depen