Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > PFCAT ministra curso de TTML a oficiais do Exército Brasileiro

Notícias

PFCAT ministra curso de TTML a oficiais do Exército Brasileiro

publicado: 20/11/2018 18h43 última modificação: 20/11/2018 18h44

Brasília, 20/11/2018 - O NEOP (Núcleo de Ensino e Operações) da PFCAT (Penitenciária Federal de Catanduvas) promoveu nesta segunda-feira (19) curso sobre Técnicas e Tecnologias Menos Letais, que trouxe oficinas teóricas e práticas e contou com a participação de 18 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada.

Além de disseminar os conhecimentos dos agentes federais que atuam no SPF (Sistema Penitenciário Federal), a iniciativa teve como mote a integração das forças de segurança que atuam no Estado.

No curso, que envolve o conhecimento de equipamentos e técnicas que visam conter episódios de distúrbio, que fogem à normalidade, os alunos tiveram contato com equipamentos como: espingarda calibre 12, lançador de munições não-letais AM600, munição de impacto controlado, granadas não-letais, espargidores de gás lacrimogêneo e de pimenta; além de conhecer a operação do dispositivo TASER e SPARK, entre outros.

Para o diretor da PFCAT, Marcelo Stona, a integração entre as forças de segurança do país é uma das bases para o combate ao crime organizado

"Cada uma das instituições que compõe a defesa da sociedade e da nação tem grande expertise e entrega ao país um serviço de excelência. Com a troca de experiências entre elas, crescem as instituições e ganha a sociedade brasileira", afirmou.

CAPACITAÇÃO 

Pelo fato de as atividades desempenhadas pelos agentes de segurança pública envolverem riscos, as aulas ministradas pelo professores da PFCAT tiveram o objetivo de levar aos alunos o conhecimento (inclusive acerca da legislação vigente no país) necessário à utilização desses equipamentos, visando sempre a preservação da vida humana, preservando também os valores da sociedade.

O SPF 

O Sistema Penitenciário Federal é uma estratégica e exitosa ferramenta de enfrentamento à criminalidade organizada. A PFCAT, ao longo dos seus 12 anos, sempre prezou pelo desenvolvimento, capacitação e ações integradas com os principais atores da segurança nacional e regional.

Serviço de Comunicação Social do Depen

registrado em: ,