Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > IX Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal é realizado no Conselho da Justiça Federal

Notícias

IX Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal é realizado no Conselho da Justiça Federal

publicado: 12/09/2018 09h50 última modificação: 12/09/2018 09h50

Brasília, 05/09/2018 - O Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou nos dias 3 e 4 de setembro o IX Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal (SPF). O seminário discutiu a importância do SPF no contexto carcerário no país, e evidenciou o comprometimento da Justiça Federal e demais órgãos com sistema penal brasileiro. O coordenador-geral do evento, o ministro Corregedor-Geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários, Raul Araújo Filho, frisou a importância do debate e do comprometimento com o tema.

O Workshop faz parte do calendário anual do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Federal. Na ocasião, várias palestras foram ministradas no evento, entre elas: As Penitenciárias Brasileiras, com o Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann; Combate ao crime organizado dentro da prisão - a experiência italiana, com o Magistrado Fiscal-Geral do Tribunal Supremo de Cassação, Paolo Canevelli; e Presídios nos Estados Unidos – Super Max, apresentada pelo Adido Policial do FBI, David Brassanini.

No segundo dia do Workshop foi realizado o painel: Crimes Transnacionais, presidido pelo diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tácio Muzzi, com apresentações de Gustavo Bezerra da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Custódio, representante da Polícia Federal e Sandro Abel Barradas, da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Depen.

O evento contou ainda com presença do juiz federal corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró-RN, Walter Nunes da Silva Junior; do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Fernando Mendes, e foi finalizado com exposição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais.