Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Depen visa assegurar perímetro de segurança da Penitenciária Federal de Brasília

Notícias

Depen visa assegurar perímetro de segurança da Penitenciária Federal de Brasília

Tendo em vista a inexistência de barreiras físicas aptas a manter distantes curiosos ou criminosos se faz necessário a existência do perímetro de segurança – especialmente em virtude da localização urbana em que se encontra – para a preservação da segurança da população que reside nas áreas vizinhas, dos servidores, dos custodiados, bem como da própria sociedade.
publicado: 10/08/2017 17h33 última modificação: 12/09/2017 11h24

Brasília, 2/5/2017 – No início desse mês, o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Federal (Depen), Marco Antônio Severo Silva, e o diretor executivo, Luizevane Soares, estiveram na Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal. Foram recebidos pelo secretário, Edival de Oliveira Novaes Júnior, para tratar do perímetro de segurança da Penitenciária Federal em Brasília que está com as obras em fase final de execução.

A penitenciária, pelas suas características, se mostra importante instrumento de combate ao crime organizado no país. Considerando sua função de custodiar os presos mais perigosos do Brasil, conforme preconiza o art. 3º da Lei 11.671 de 08 de maio de 2008, o qual estabelece que serão recolhidos em estabelecimentos penais federais aqueles cuja medida se justifique no interesse da segurança pública ou do próprio preso, condenado ou provisório.

Nesse sentido, tendo em vista a inexistência de barreiras físicas aptas a manter distantes curiosos ou criminosos se faz necessário a existência do perímetro de segurança – especialmente em virtude da localização urbana em que se encontra – para a preservação da segurança da população que reside nas áreas vizinhas, dos servidores, dos custodiados, bem como da própria sociedade.

Segundo Severo, o perímetro ajuda a inibir uma eventual tentativa de invasão ou de fuga. “Esse espaço é necessário para equacionar a importância da segurança penitenciária nacional para a proteção da vida”, afirmou.

 

Crédito das fotos: Flávio Alves-SSP/DF

 

registrado em: ,