Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Depen, Senad e UFSC lançam curso destinado ao cuidado aos dependentes químicos dentro do sistema penitenciário

Notícias

Depen, Senad e UFSC lançam curso destinado ao cuidado aos dependentes químicos dentro do sistema penitenciário

publicado: 03/09/2018 11h11 última modificação: 03/09/2018 11h11

Brasília, 03/09/2018 - O Curso LASSUS: Linhas de Cuidado e Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas no Sistema Penitenciário é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad-MJ) e executado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC), para atender demanda do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O objetivo da capacitação é atender necessidades de formação dos agentes de execução penal.

A proposta do curso foi desenvolvida a partir da necessidade de cuidado aos dependentes químicos dentro do sistema penitenciário, diante de um conjunto complexo de fatores que vão desde a adoção de medidas quase exclusivamente repressivas, punitivas e intolerantes diante do porte e do uso de substâncias ilícitas, até especificidades culturais, sociais e político-econômicas, considerando o contexto brasileiro. Acerca dessa realidade, destaca-se que no Brasil há níveis de encarceramento sem precedentes, sendo atualmente com a terceira maior população prisional do mundo, ultrapassando o número de 726 mil pessoas em situação de privação de liberdade.

 Nesse contexto, o Depen tem atuado para alterar essas condições, promovendo a reformulação do modelo de gestão do sistema prisional, como forma de contribuir para a efetivação do respeito pelos direitos humanos dos privados de liberdade. Além disso, o Depen busca o desenvolvimento de processos formativos voltados aos agentes de execução penal e ampliar as ações orientadas para aqueles que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, considerando a alta prevalência de usuários entre essa população.

 Vale lembrar que, se você tem interesse na temática, também pode se inscrever! O Curso LASSUS está disponível para toda comunidade!

O curso tem duração de 60 horas e duração de dois meses.

 Inscreva-se até o dia 05 de setembro de 2018, pelo site  http://lassus.senad.ufsc.br/

Serviço de Comunicação Social do Depen