Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Depen recebe visita de estudantes do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça

Notícias

Depen recebe visita de estudantes do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça

O Programa aproxima a comunidade acadêmica do cotidiano do processo legislativo federal além de democratizar as informações
por wesley publicado: 24/08/2017 13h00 última modificação: 12/09/2017 11h21

 

Brasília 07/08/2017 - Na última quinta-feira (03/08), o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional - Depen, Marco Antônio Severo, recebeu estudantes do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, realizado em parceria com a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Na ocasião, 20 estudantes de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu estiveram presentes na sede do Depen, conhecendo um pouco mais do trabalho desenvolvido no âmbito do Departamento e discutiu-se os horizontes da Política Prisional Brasileira.

Na oportunidade, Severo explicou o papel do Sistema Penitenciário Federal para o fortalecimento do Departamento, a crescente demanda da cooperação interfederativa entre União e Estados, além da importância de qualificar o sistema prisional, reforçando garantias existentes e reduzindo o déficit carcerário brasileiro.

A Diretora do Sistema Penitenciário Federal, Cíntia Rangel Assumpção, também aproveitou o ensejo para saudar os intercambistas, e afirmar o compromisso do Departamento com a qualificação da execução penal brasileira.

Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com João Vitor Loureiro, Chefe de Divisão do Gabinete da Diretoria de Políticas Penitenciárias, sobre os desafios da execução penal no Brasil.  

O Programa de Intercâmbio SAL-SAJ de 2017 está em sua 12ª edição e visa aproximar os estudantes de graduação e pesquisadores de diferentes campos de conhecimento ao dia a dia do Governo Federal, ao processo legislativo, à formulação de políticas públicas e ao funcionamento dos três poderes.

Os estudantes acompanham visitas técnicas, participam de debates, palestras e exposições em diferentes órgãos da Administração Pública Federal ao longo de duas semanas em Brasília. O objetivo do Programa é aproximar a comunidade acadêmica do cotidiano do processo legislativo federal e democratizar as informações sobre esse processo.

Serviço de Comunicação Social do DEPEN

 

registrado em: