Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Depen realiza Ação de Justiça e Cidadania em presídios de Manaus

Notícias

Depen realiza Ação de Justiça e Cidadania em presídios de Manaus

Mais de 330 pessoas presas foram beneficiadas com a regularização da certidão de nascimento e serviços de saúde
publicado: 24/08/2017 09h21 última modificação: 12/09/2017 18h15

Brasília, 21/06/2017 - Entre 05 e 09/06, o Departamento Penitenciário Nacional - Depen, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas - Seap, realizou na cidade de Manaus mais uma Ação de Justiça e Cidadania. Foram realizadas ações do Projeto Identidade Cidadã, testes rápidos, vacinação, rodas de conversa sobre prevenção, entre outras.

O Projeto Identidade Cidadã, executado pelo Depen juntamente com a Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), tem por objetivo regularizar a documentação pessoal básica das pessoas privadas de liberdade, pois grande parte das pessoas privadas de liberdade no Brasil não possuem esses documentos regularizados, fator que impossibilita a sua inserção em diversos programas e projetos sociais. Nessa ação, houve atendimento para regularização da certidão de nascimento em três unidades prisionais de Manaus - Semiaberto Masculino, Semiaberto Feminino e o Centro de Detenção Provisório 2 -  alcançando 332 pessoas presas. 

As ações de saúde incluíram a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinação contra influenza, febre amarela, tríplice viral e hepatite B. Ainda aconteceram rodas de conversas sobre saúde e violência de gênero.

Além disso, a equipe do Depen elaborou levantamento de perfil da pessoa presa, objetivando reconhecer as especificidades de trajetória de vida de cada pessoa, incluindo perfil de escolaridade, experiências de trabalho anteriores à prisão, vínculos familiares, entre outros, estimulando ações singulares de atendimento, aumentando as oportunidades de (re)inserção em programas e projetos sociais.

A ação executada pela Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania do Depen contou com o apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, da Agência de Fomento do Amazonas e da Secretária Executiva de Políticas das Mulheres. 

Serviço de Comunicação Social do Depen

registrado em: ,