Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Depen participa do III Seminário Estadual de Execução Penal – RO

Notícias

Depen participa do III Seminário Estadual de Execução Penal – RO

publicado: 21/07/2017 12h49 última modificação: 31/08/2017 18h14

Brasília, 05/04/17 – Aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, em Porto Velho-RO, o III Seminário Estadual de Execução Penal. O encontro foi promovido pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Políticas Penitenciárias e Execução Penal (CAOP-PPEP), e reuniu promotores de justiça de vários estados e um expert em inteligência penitenciária.

Andréa Waleska Nucini Bogo, promotora de justiça da execução penal e diretora do CAOP-PPEP fez a abertura do evento salientando os altos índices de criminalidade que refletem na execução penal e os problemas enfrentados pelo sistema penitenciário. Ainda falou da implantação de APACs e da ACUDA e sua relevância para os presos em processo de ressocialização.

O coordenador-geral de inteligência penitenciária da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (DISPF) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel Sousa, palestrou sobre o tema “Sistema Penitenciário e Inteligência Penitenciária”.  Ressaltou as estruturas físicas e a arquitetura dos presídios que refletem diretamente no comportamento dos internos. Enfatizou exemplos de estados que têm seus sistemas penitenciários exitosos e alertou para a importância da inteligência penitenciária para entender os movimentos de rivalidade/adesão das facções criminosas.

registrado em: , ,