Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Depen entrega mais 55 veículos furgões-cela aos Entes Federativos

Notícias

Depen entrega mais 55 veículos furgões-cela aos Entes Federativos

As novas viaturas seguem os novos padrões de qualidade do Depen, estão de acordo com os mais recentes normativos do Contran e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
publicado: 10/08/2017 16h41 última modificação: 12/09/2017 11h27

Brasília 24/3/2017 – Essa semana (de 22 a 24/03), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) está realizando a entrega de 55 veículos furgões-cela aos Entes Federativos. O Estado do Ceará foi contemplado com a doação de 12 veículos, Santa Catarina com 10, Pernambuco com 15 e Rio de Janeiro com 07. Além do Estado de São Paulo que retirou mais 11 veículos de sua cota.

Segundo o diretor de políticas penitenciárias, Jefferson de Almeida, “a política de doação de veículos aumenta a autonomia dos sistemas prisionais estaduais, promove maior segurança no transporte e locomoção de presos, bem como ajuda nas ações de ressocialização dos apenados”.

A iniciativa reafirma o compromisso do Depen de fomentar as ações de aparelhamento de estabelecimentos prisionais em todo o país, ou seja, estimular, apoiar, sustentar ou incitar por meio de aquisições ou instrumentos voluntários de repasse a consecução dessas ações. Dessa forma, a importância das aquisições diretas de veículos para transporte de presos e consequentemente, a doação aos Estados da Federação é indiscutível. No âmbito do Governo Federal, esta estratégia vem se mostrando eficiente devido à redução de números de convênios de aquisição de veículos, celeridade na execução e entrega dos bens, padronização de equipamentos em nível nacional e, principalmente, redução significativa do valor do veículo, tendo em vista a aquisição em grande escala. 

As novas viaturas seguem os novos padrões de qualidade do Depen, estão de acordo com os mais recentes normativos do Contran e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Elas possuem capacidade para transportar 8 pessoas privadas de liberdade, além da equipe de escolta”. Ressalta ainda, que os veículos são climatizados e possuem tecnologias de monitoramento por câmera e comunicador interno.

registrado em: