Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > DEPEN divulga resultado de seleção para a pesquisa "Percepções Sociais sobre o Sistema Prisional Brasileiro"

Notícias

DEPEN divulga resultado de seleção para a pesquisa "Percepções Sociais sobre o Sistema Prisional Brasileiro"

publicado: 24/04/2018 14h10 última modificação: 24/04/2018 14h59

Brasília, 24/05/2018 - O Departamento Penitenciário Nacional torna público o resultado do edital de seleção de instituição para realização da pesquisa "Percepções sociais sobre o sistema prisional brasileiro". A informação consta no Diário Oficial da União de hoje (24). Entre oito equipes participantes, foi selecionado projeto apresentado pela Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pelo professor Cláudio Chaves Beato Filho.

A pesquisa envolverá a investigação, a partir da combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, a respeito das percepções sobre o sistema prisional por parte da população brasileira e de segmentos específicos que atuam direta ou indiretamente com o sistema prisional, a exemplo de juízes, promotores, defensores públicos, advogados, gestores públicos, agentes penitenciários e representantes da sociedade civil. A partir do levantamento dessas informações, será possível apontar desafios e oportunidades para formulação e implementação de medidas voltadas ao desencarceramento e de políticas públicas voltadas à promoção de direitos e serviços para as pessoas privadas de liberdade. Ao final, será elaborada uma publicação, em meio físico e digital, contendo os resultados da pesquisa.

A Ouvidora Nacional dos Serviços Penais, Maria Gabriela Viana Peixoto, espera que a pesquisa traga informações sobre o que as pessoas realmente pensam sobre o sistema prisional. "Ampliar nosso conhecimento a respeito das percepções da sociedade sobre a prisão e o encarceramento nos permitirá enxergar os caminhos por onde podemos avançar e identificar as dificuldades e espaços de resistência que precisamos superar para a garantia dos direitos previstos em lei para as pessoas presas", ressalta.

 

 ACESSE AQUI a ata de avaliação com o resultado e a classificação das instituições.

 

Serviço de Comunicação Social - SECOM