Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Depen utiliza Inteligência Estratégica em suas ações

Notícias

Depen utiliza Inteligência Estratégica em suas ações

publicado: 07/03/2018 13h27 última modificação: 07/03/2018 21h13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasília, 07/03/2018 - Desde 2015, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) tem indicado servidores para participarem de seleção para o Curso Superior de Inteligência Estratégica (pós graduação lato sensu) na Escola Superior de Guerra (ESG). Atualmente, três servidores do órgão já foram especializados no referido curso.

Como retorno do conhecimento adquirido na capacitação, servidores da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (DISPF), iniciam com ineditismo um projeto piloto para o Sistema Penitenciário Nacional (SPF) de Inteligência Estratégica na Coordenação Geral de Inteligência (CGIN) do Depen.

 

O que é Inteligência Estratégica?

É um mecanismo de assessoria institucional que produz conhecimento a sucessivas gestões com a finalidade de auxiliá-los a tomarem decisões alinhadas com os objetivos do órgão já estabelecidos, atuando para a manutenção e crescimento da instituição.

O Depen tem demonstrado êxito com a atuação do Sistema Penitenciário Federal há 12 anos, entretanto, para melhor se antecipar e prevenir ameaças, pode utilizar-se da Inteligência Estratégica como uma eficiente ferramenta.

Para o projeto será utilizada a metodologia de “Planejamento Estratégico” que visa construir/reforçar a identidade do SPF (Quem somos?), bem como diagnosticar (Como estamos?) e estabelecer objetivos (Para onde vamos?), visando antecipar fatos indesejados e aproveitar oportunidades. Em síntese, a Inteligência Estratégica assessorará no entendimento do porquê da existência do SPF, assim como, na visualização de futuras ações.

O desenvolvimento dos trabalhos possibilita a participação de todos que tomam decisões para o SPF, bem como do efetivo em geral, fazendo com que os conhecimentos produzidos considerem a perspectiva mais ampla possível.

 

 Serviço de Comunicação Social do Depen  (Créditos do texto: Equipe de Inteligência Estratégica)