Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Com o resultado do 3º Concurso de Redação, Depen promove cerimônia de certificação aos servidores

Notícias

Com o resultado do 3º Concurso de Redação, Depen promove cerimônia de certificação aos servidores

A medida visa promover o trabalho em equipe e integração entre os órgãos de justiça
publicado: 07/03/2018 18h56 última modificação: 07/03/2018 20h52
Créditos da foto: Secom

Créditos da foto: Secom

Brasília – 07/03/2018 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) promoveu, nessa terça-feira (06), uma cerimônia de agradecimento aos servidores do órgão que fizeram parte da comissão de avaliação de textos do concurso de redação promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), em novembro.

Nesse momento da solenidade, Carlos Felipe Alencastro F. de Carvalho, diretor-geral do Depen entregou os certificados aos servidores que integraram a comissão e mencionou a importância dessa parceria entre os órgãos do sistema de justiça. “Segundo o último levantamento do Depen, o Brasil possui 726.712 presos, desse número, 51% não possui o Ensino Fundamental completo. Analisando esses dados é possível perceber o quanto é necessário o fomento de ações educacionais e a importância da transversalidade de ações entre os órgãos de justiça”, afirma.

 

ENTENDA O QUE É O CONCURSO DE REDAÇÃO

A temática do 3º Concurso de Redação foi “Mais Direitos, Menos Grades”, a ação teve 6.607 redações inscritas, sendo 5.044 de estudantes internos do sistema prisional.

Vale lembrar que o processo seletivo foi dividido em cinco categorias: Redação I – para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e da modalidade Jovens e Adultos (EJA); Redação II – alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio (regular, ensino técnico e EJA seriado); Redação III – alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, em cumprimento de medida socioeducativa; Redação IV –alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA, em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro; Redação V – pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário Federal; Categoria Escola – para estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do concurso.

O 3° Concurso de Redação da DPU teve como proposta colocar em debate questões relacionadas à educação e à cidadania. Das 6.607 redações inscritas, 5.044 foram de estudantes internos do sistema prisional. “A participação no concurso representa para toda a população carcerária do DF o interesse pelo estudo, pela escola, que o preso pode sim ter acesso à educação, esquecer os crimes praticados e pôr em prática uma nova forma de vida após a conclusão da pena”, destacou L.C.F., aluno interno que venceu pelo Centro Educacional 1 de Brasília. 

Os classificados em primeiro lugar em todas as categorias receberam um tablet. No caso dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa, o prêmio será entregue no dia em que forem soltos. Cada uma das três escolas vencedoras recebeu um certificado de premiação e R$ 10 mil, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.

Serviço de Comunicação Social do Depen - Secom