Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Notícias > Agentes da PFCG recebem Moção de Congratulação da Câmara Municipal

Notícias

Agentes da PFCG recebem Moção de Congratulação da Câmara Municipal

publicado: 22/03/2018 16h47 última modificação: 22/03/2018 17h39

Brasília, 22/03/2018 - Os agentes lotados em Campo Grande (MS) receberam uma Moção de Congratulação da Câmara Municipal, na última quinta-feira (15) pela manhã. Trata-se de uma homenagem alusiva ao Dia do Agente Federal de Execução Penal, comemorado no dia 16 de março (dia no qual a primeira turma do departamento tomou posse e entrou em exercício).

Iniciando o ato solene, um vídeo institucional do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) exibiu uma metodologia de trabalho mais rigorosa, sem desrespeitar a dignidade dos internos, bem como os méritos adquiridos ao longo de 12 anos da criação da execução penal federal. Com isso, os presentes na sessão tomaram conhecimento de que, nesse período, nunca houve rebeliões, motins, fugas e, nem mesmo, registro de entrada de aparelhos celulares.

Após a exibição do vídeo, a agente Daniela Geumarci, escolhida para discursar no púlpito da casa legislativa, deu um relato emotivo acerca da profissão: “Estamos completando 12 anos de sistema e temos o orgulho de falar: armas, drogas e celulares zero, nunca houve registros. Somos a última fase dos garantidores da lei, que começa com as polícias militares e civis, passa pelo judiciário e termina com a execução da pena. Se falharmos, quebra-se o ciclo”, ressaltou.

No mesmo sentido, o diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande (PFCG), Rodrigo Almeida Morel, frisou a atividade laboral dos agentes: “É um reconhecimento, da nossa cidade, pelo trabalho realizado pelos agentes e demais servidores”.

Já o vereador Betinho, proponente da moção, revelou que ficou impressionado quando passou a conhecer um pouco melhor o trabalho do Depen. Segundo ele, nunca havia visto tamanha eficiência laboral no serviço público. “É algo que não imaginava que havia no Brasil, por isso eu acho que esse método deveria se estender para o sistema estadual”.

Outro vereador ligado à Segurança Pública, o agente da Polícia Federal, André Salineiro, enalteceu o ato, a profissão e o discurso de Geumarci: “Somos irmãos de profissão. Esse discurso representa o que é se inscrever em um concurso público, dada a grande dificuldade. O agente de segurança não possui um reconhecimento social necessário, desta forma eu parabenizo a iniciativa e a carreira de vocês”, pontuou.

Por fim, o vereador Delegado Welington, deixou evidente a importância da ressocialização de detentos, serviço também realizado pelo Depen. “É importante que o condenado pague sua pena, mas também é essencial que ele tenha condições de retornar ao convívio social. É isso que se espera”, concluiu.

Homenageados

Dada a grande quantidade de agentes lotados na capital, por ora, apenas os chefes de setores receberam, em nome dos demais, uma placa comemorativa da Câmara Municipal de Campo Grande. Futuramente, os demais colegas também receberão a homenagem individualmente. Os setores homenegeados são: Direção PFCG; Divisão de Segurança e Disciplina - DISED; Divisão de Reabilitação - DIREB; Serviço Administrativo - SEAD; Serviço de Saúde - SESA; Comissão Disciplinar Permanente - CODIP; Inteligência; Núcleo Jurídico - NUJUR; Monitoramento; Relações Públicas; TI; Núcleo de Ensino e Operações - NEOP; e Plantões Alfa, Bravo, Charlie e Delta.

 

Serviço de Comunicação Social do Depen (Créditos do texto: Munyz Arakaki)

registrado em: , , , ,