Você está aqui: Página Inicial > I Curso de Técnicas de Intervenção para Agentes Federais de Execução Penal

Notícias

I Curso de Técnicas de Intervenção para Agentes Federais de Execução Penal

A Espen - Escola Nacional de Serviços Penais buscou parceria com o COT - Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, unidade de elite referência do Brasil, para a formulação do curso para os integrantes do GAEP - Grupo de Ações Especiais Penitenciárias aprenderem, aperfeiçoarem e disseminarem o conhecimento aos demais integrantes do Grupo.
publicado: 22/08/2019 09h25 última modificação: 23/08/2019 09h47

Brasília, 22/08/2019 - No último dia 21 de agosto de 2019 foi realizada a cerimônia de encerramento do I Curso de Técnicas de Intervenção para Agentes Federais de Execução Penal - I CTIP. Participaram do curso membros do Grupo de Ações Especiais Penitenciárias – GAEP do Depen. O grupo foi criado para atuar na prevenção e resposta a eventos críticos no Sistema Penitenciário Federal e, eventualmente, nos Sistemas Penitenciários Estaduais, promovendo a ordem e a dignidade da pessoa humana.

Nesse contexto, a Escola Nacional de Serviços Penais buscou parceria com o COT - Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, unidade de elite referência do Brasil, para a formulação do curso para os integrantes do GAEP aprenderem, aperfeiçoarem e disseminarem o conhecimento aos demais integrantes do Grupo, de forma a facilitar o processo de formulação de doutrinas por seus integrantes.

Por isso, considerando a experiência do COT e a necessidade do Departamento Penitenciário Nacional, foi proposto o Primeiro Curso de Técnicas de Intervenção para Agentes Federais de Execução Penal com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para a execução ou apoio de missões de intervenção imediata em presídios e áreas sob a responsabilidade do Departamento Penitenciário Nacional. A capacitação teve carga horária de 218 h e hoje, formando 19 agentes.

 

Serviço de Comunicação Social do Depen