Você está aqui: Página Inicial > Diretor-Geral participa da inauguração de presídio estadual em Campo Grande - MS

Notícias

Diretor-Geral participa da inauguração de presídio estadual em Campo Grande - MS

publicado: 27/11/2019 08h38 última modificação: 27/11/2019 08h38

Brasília, 27/11/19 - O diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Fabiano Bordignon, participou, na manhã desta terça-feira (26), da inauguração da Penitenciária Estadual de Regime Fechado da Gameleira, na região sul de Campo Grande – MS. A construção desta unidade prisional é fruto da parceria entre os governos Estadual e Federal, os quais investiram um montante de R$ 18,9 milhões. Também compareceram à cerimônia o diretor da PFCG, Rodrigo Almeida Morel, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o secretário de segurança, Antônio Carlos Videira.

Bordignon destacou, em seu discurso, a importância de haver um Sistema Prisional eficaz: “O Brasil está aprendendo agora que a Segurança Pública passa e começa dentro das unidades prisionais. Nos presídios do país, os internos precisam ter mais disciplina e trabalho, com horário para acordar, se alimentar etc.”, frisou.

Neste sentido, o governador Azambuja enalteceu a parceria entre o Governo Estadual e o Depen. “Nós ficamos muito felizes com a parceria que temos com o Depen na construção e ampliação de presídios, bem como no treinamento e qualificação dos servidores estaduais.”, explicou.

Estrutura do presídio
A nova unidade conta com 603 celas, unidade de saúde, espaço psicossocial, salas para visitas sociais e vídeo-monitoramento com câmeras. Sua área total é de 18 mil metros quadrados e área construída é de 5 mil metros. Destaca-se, por fim, que as celas são revestidas de concreto usinado e não há tomadas elétricas dentro das celas, evitando-se, assim, eventuais carregamentos de baterias de aparelhos celulares.

Serviço de Comunicação Social do Depen - SECOM