Você está aqui: Página Inicial > Depen realiza IV Encontro das Assistências do Sistema Penitenciário Federal

Notícias

Depen realiza IV Encontro das Assistências do Sistema Penitenciário Federal

Debate ocorre do dia 25 a 29 de novembro e conta com a participação de servidores da área de assistência de todos os presídios federais.
publicado: 25/11/2019 16h51 última modificação: 25/11/2019 16h51

Brasília, 25/11/2019 - No ano em que é celebrado os 10 anos da entrada de técnicos e especialistas para o suporte da execução penal no Sistema Penitenciário Federal, foi realizado o IV Encontro das Assistências do Sistema Penitenciário Federal. O debate é uma iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional e visa elaborar o plano de metas do setor para 2020.

A proposta é que o planejamento seja realizado de forma alinhada e unificada com todos os atores que fomentam e executam essas ações, para maximizar resultados para a consolidação da missão e visão do Sistema. Para o Diretor do SPF, Marcelo Stona, é fundamental a elaboração do plano por pessoas que conheçam as peculiaridades do SPF. “Nada melhor do que os servidores que estão no dia-a-dia trabalhando e verificando dificuldades, vulnerabilidades, pontos positivos, nossas forças e as nossas fraquezas”.

Em sua fala, o Diretor-Geral do Depen, Fabiano Bordignon, destacou a importância das assistências para o sistema penitenciário e para a ressocialização dos internos. “O Sistema tem que ter tudo de rigor, de procedimento, de rotina carcerária, mas também a prestação das assistências num nível de assistência máxima, que é o que nós já fazemos aqui”, apontou.

Atualmente, o Sistema penitenciário Federal conta com assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa. Com base nisso, Bordignon fez o convite ao debate para implementação de alternativas laborais para os internos do SPF, que gerem remissão e sejam terapêuticas. “O preso tem que trabalhar. Precisamos pensar em maneiras para que o preso produza”, afirmou.

O Encontro também foi palco do lançamento da Biblioteca Digital e do Manual de Rotinas Operacionais das Assistências no Sistema Penitenciário Federal. O evento vai contar, ainda, com debates sobre educação de jovens e adultos, trabalho para o sistema prisional, planejamento estratégico do SPF, entre outros.

Serviço de Comunicação Social do Depen - SECOM