Você está aqui: Página Inicial > Depen participa de 2ª Rodada de reuniões do Grupo Especializado em Assuntos Penitenciários do Mercosul

Notícias

Depen participa de 2ª Rodada de reuniões do Grupo Especializado em Assuntos Penitenciários do Mercosul

Foram debatidas temáticas sobre a institucionalização da Rede de Cooperação Penitenciária (REDCOPEN) e implementação de visitas virtuais entre pessoas privadas de liberdade radicadas em países integrantes do Mercosul.
publicado: 29/05/2019 16h22 última modificação: 29/05/2019 16h47

Brasília, 29/05/2019 - Nessa terça (28), o Departamento Penitenciário Nacional - Depen  participou da 2ª Rodada de reuniões do Grupo Especializado em Assuntos Penitenciários do Mercado Comum do Sul - Mercosul, na Argentina. Durante o encontro, foram debatidas temáticas sobre a institucionalização da Rede de Cooperação Penitenciária (REDCOPEN) e implementação de visitas virtuais entre pessoas privadas de liberdade radicadas em países integrantes do Mercosul.

As delegações concordaram em enviar ao Brasil estudos sobre grupos vulneráveis dos sistemas penitenciários da região. A iniciativa visa reunir informações e fortalecer políticas públicas para essas populações. Os estudos poderão ser utilizados para publicação na primeira edição da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP), criada pelo Depen no início deste ano e visa publicar trabalhos originais e inéditos, resultantes de estudos teóricos e saberes especializados, produzidos por pesquisadores de universidades e operadores de instituições vinculadas ao sistema de justiça criminal, em especial, dos sistemas penitenciários do Brasil e no exterior.

O Depen apresentou sugestões de pauta a serem discutidas no segundo semestre deste ano, momento em que o Brasil exercerá a presidência temporariamente do bloco. Assim, os países participantes concordaram em debater sobre metodologias para levantamento de censos das populações carcerárias, políticas de alternativas penais e estudos sobre bloqueadores de celulares em centros penitenciários.

Serviço de Comunicação Social do Depen