Você está aqui: Página Inicial > Depen e Seap Pará promovem Ação Biopsicossocial em penitenciária feminina

Notícias

Depen e Seap Pará promovem Ação Biopsicossocial em penitenciária feminina

As atividades no CRF fazem parte do projeto-piloto “Em frente Brasil” do Ministério da Justiça e Segurança Pública
publicado: 28/11/2019 19h27 última modificação: 28/11/2019 19h27

Belém, 28/11/2019 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Força de Cooperação, e a Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (Seap) realizaram a “Ação social diga sim, diga não!”, no Centro de Reeducação Feminino, em Ananindeua, Pará. Durante a ação foram desenvolvidas atividades biopsicossociais como conversas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), levantamento escolar das presas e assistência religiosa. A Ação contou com o apoio da Prefeitura de Ananindeua, União Espírita Paraense e Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).

A “Ação social diga sim, diga não!” ofereceu tratamento as presas diagnosticadas com doenças sexualmente transmissíveis por meio de medicação e encaminhamento para unidade de saúde responsável a fim de realização dos procedimentos necessários para o controle e cura da enfermidade. Tendo em vista que o ambiente carcerário é propício à proliferação destas doenças, também foram realizadas palestras sobre prevenção de DSTs. Essas atividades de saúde são em continuidade à Ação de Cidadania realizada pelo Depen e a Seap nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro deste ano, em que 618 presas da unidade fizeram testes rápidos de Hepatite, sífilis, HIV, diagnóstico de tuberculose, vacinação, consultas com clínico geral e ginecologista.

Além disso, foram promovidos atendimentos por meio das assistentes sociais e psicólogas para identificar os principais anseios e necessidades das presas dentro da casa penal. Nesse momento, foram realizados atualização de cadastro, informações sobre documentação e sobre os familiares.

Como mais uma garantia assistencial da Lei de Execução Penal (LEP), que prevê a assistência religiosa, um stand divulgou o ensino bíblico na doutrina espírita para que as internas tenham a possibilidade de conhecer e ter liberdade de culto.

Também foi realizado um levantamento de diagnóstico escolar das presas com o objetivo de planejar e aumentar a inclusão no ambiente escolar no próximo ano letivo.

 Ações da Força de Cooperação no CRF

Ainda sobre educação e trabalho, desde a chegada da Força de Cooperação do Depen no CRF, em setembro, foram promovidos cursos profissionalizantes como de panificação e confeitaria, de pintura, de culinária básica, de trabalho no cultivo de plantas medicinais e de tapiocas nutritivas. As ações educacionais contaram com apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A Força de Cooperação também reformou, voluntariamente, um espaço dentro do CRF para cursos, oficinas, treinamentos, uma horta com plantas medicinais e hortaliças e um alojamento feminino, beneficiando as presas e as servidoras que trabalham no local. O espaço foi projetado pelo agente federal de execução penal, Carlos Henrique Silva, que por meio de doações conseguiu entregar a obra após dois meses do início da reforma. A mão de obra utilizada foi de  presos liberados para o trabalho.

Em Frente Brasil

A ação do Depen no CRF, em Ananindeua, está no escopo do projeto-piloto “Em Frente Brasil”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que faz parte do programa nacional de enfrentamento à criminalidade violenta. O projeto consiste na articulação entre a União, os Estados e os Municípios para a redução da criminalidade violenta, por meio de um conjunto de ações de prevenção socioeconômica e repressão qualificada, planejadas em uma governança e gestão integrada. As cidades para a implementação do projeto são: Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE), São José dos Pinhais (PR) e Cariacica (ES).

Leia mais sobre ações do Depen em Ananindeua:

Depen e Susipe promovem Ação de Cidadania em penitenciária feminina do Pará

FTIP apoia atividades do Outubro Rosa em penitenciária feminina no Pará

Estado do Pará finaliza Plano de Atenção às Mulheres Presas e Egressas

Depen apoia ação de assistência médica e bem estar no presídio feminino em Ananindeua

Depen e SUSIPE promovem ação de saúde em presídio feminino no Pará

Serviço de Comunicação Social do Depen 

Fotos: Akira Onama