Você está aqui: Página Inicial > DEPEN contrata empresa para substituição e modernização da rede de telefonia nas Penitenciárias Federais e a Sede

Notícias

DEPEN contrata empresa para substituição e modernização da rede de telefonia nas Penitenciárias Federais e a Sede

publicado: 20/12/2018 11h20 última modificação: 20/12/2018 11h20

O Departamento Penitenciário Nacional  efetuou a contratação de empresa especializada para aquisição, expansão e substituição do Sistema de Telefonia do Sistema Penitenciário Federal buscando a otimização de recursos financeiros e a modernização, com o aperfeiçoamento tecnológico dos quatro sistemas VOIP (Voz sobre IP), via internet banda larga existentes. Serão instalados em Catanduvas/PR, Campo Grande/MS , Mossoró/RN e em Porto Velho/RO,  além do aparelhamento da Penitenciária Federal em Brasília/DF, inaugurada em 2018 . Atualmente, o sistema de telefonia demandava a utilização de chamadas interurbanas para a comunicação entre as penitenciárias federais localizadas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e a sede do Depen, em Brasília.

 

A partir de agora, o sistema será integrado em rede e possibilitará maior facilidade e agilidade para a comunicação entre as diferentes unidades do Depen. “Essa contratação permitirá, pela primeira vez em 12 anos de existência do Sistema Penitenciário Federal (SPF) que haja uma integração e uma comunicação ágil entre as cinco unidades prisionais federais e a sede”, ressalta Cintia Rangel, diretora do SPF.

 

É importante destacar que nas penitenciárias federais é proibido o uso de telefones celulares, inclusive pelos Agentes Federais de Execução Penal que trabalham nas unidades. Devido a esse rigor nos protocolos de segurança, nunca houve entrada de celulares nas unidades prisionais federais, responsáveis pela custódia de presos de alta periculosidade, em geral, chefes de organizações criminosas. O novo sistema de telefonia deve começar a operar no primeiro semestre de 2019.

 

Serviço de Comunicação Social do Depen