Você está aqui: Página Inicial > Autoridades italianas visitam Penitenciária Federal em Brasília

Notícias

Autoridades italianas visitam Penitenciária Federal em Brasília

publicado: 12/09/2018 09h04 última modificação: 12/09/2018 09h48

Brasília, 5/9/2018 - A Penitenciária Federal em Brasília recebeu nessa quarta-feira (4) a visita do magistrado fiscal do Tribunal Supremo de Cassação da Itália Paolo Cabeceira e do representante da Embaixada italiana no Brasil, Pasquale Metafora. Os visitantes foram recebidos pelo diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tácio Muzzi e pelo diretor da unidade, Cristiano Torquato. A visita ocorreu em decorrência da participação das autoridades italianas no IX Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal, organizado pelo Conselho da Justiça Federal, nos dias 3 e 4 de setembro.

Canevelli e Metafora fizeram questão de conhecer os detalhes das instalações da penitenciária. O magistrado mostrou-se surpreso com o nível de segurança da Penitenciária Federal, destacando os rígidos procedimentos realizados, sobretudo, o rigor executado no acesso às vivências na área de segurança máxima e com a revista aos visitantes e funcionários que segue o mesmo padrão, como a passagem pelo body scanner, aparelho que detecta a tentativa de entrar no complexo prisional com objetos ou materiais ilícitos

Foi realizada exposição geral das normas da unidade, desde a chegada dos presos ao presídio até os procedimentos de rotina, como: visitas dos familiares; atendimento jurídico, realizado no parlatório; o atendimento de saúde; a sala de aula para o preso que deseja estudar e a sala de monitoramento da área interna e externa.

Ao final da visitação, os convidados enalteceram o alto nível de planejamento da unidade prisional, destacando a importância de conhecer novos modelos de estabelecimentos penais. A Penitenciária Federal em Brasília aguarda a finalização dos trâmites relativos às licenças de funcionamento para entrar em atividade.